Pesquisar este blog

sábado, 13 de abril de 2024

Hidrosfera

Resumo sobre a Hidrosfera

    
    A hidrosfera é composta por toda a água presente no planeta Terra nos seus três estados físicos: sólido, líquido e gasoso.

   Formam a hidrosfera: geleiras, calotas polares, oceanos, mares, lagos, rios, aquíferos, umidade do ar.

     A hidrosfera representa 70% da superfície terrestre.

     O volume de água contido na hidrosfera é de 1.386.000.000 km³.

   A água está distribuída de forma desigual pelos reservatórios que formam a hidrosfera.

   A maior parte da água do planeta está armazenada nos mares e oceanos, que perfazem 97,5% do volume. Somente 2,5% corresponde a água doce.

    A hidrosfera é essencial para a existência e manutenção da vida no planeta Terra.

    A adoção de práticas sustentáveis é fundamental para a preservação da água, que, embora seja um recurso renovável, encontra-se distribuída de maneira desigual pelo planeta.

  O resfriamento da Terra, há bilhões de anos, e o processo de desgaseificação explicam o surgimento da hidrosfera.

O que é hidrosfera?


   A hidrosfera é uma das quatro camadas que constituem o planeta Terra, sendo composta por um recurso natural que é fundamental para o funcionamento dos ciclos biogeoquímicos e, por conseguinte, para a manutenção de todas as formas de vida no nosso planeta: a água, ou seja, é a camada de água do planeta. A palavra hidrosfera, de origem grega, significa “esfera de água”."


Características da Hidrosfera


   Como a hidrosfera é a camada de água do planeta, a água está presente na hidrosfera em todos os seus estados físicos:

    Sólido: representado pelas geleiras e outras superfícies de água congelada permanentemente, como as calotas polares.

    Líquido: representado pelas águas oceânicas, compreendendo os mares e oceanos, e pelas águas continentais de superfície e de subsuperfície, como rios, lagos, represas naturais, aquíferos, solos encharcados (como solos pantanosos).

    Gasoso: representado pela umidade do ar, que corresponde ao vapor d’água em suspensão na atmosfera.

    Como descrito, as águas da hidrosfera podem estar armazenadas tanto na superfície terrestre quanto em profundidade, nos reservatórios subterrâneos. As águas superficiais representam 70% de toda a superfície terrestre.

    O volume de águas contido na hidrosfera é fixo, ou seja, não sofreu e não sofre alterações por se movimentar em um sistema fechado. Esse volume corresponde a 1.386.000.000 km³ de água. A forma como a água se movimenta no nosso planeta, alterando apenas de estado físico, é por meio dos processos que formam o ciclo hidrológico.


Importância da Hidrosfera

    A hidrosfera é essencial para a existência e manutenção da vida no planeta Terra. Sem a água, as formas de vida complexas que observamos hoje não seriam viáveis, tampouco a espécie humana, cujo organismo não sobrevive a um período maior do que 72 horas sem a ingestão de água. A hidrosfera é responsável pelas dinâmicas que produzem os diferentes tipos de clima, o que a torna importante para a distribuição de umidade no planeta, além de realizar a sua regulação térmica.


Preservação da água


    A água é um recurso natural renovável, disponível infinitamente na natureza. Como vimos, porém, embora a quantidade de água no planeta não se altere, a sua distribuição por reservatórios não é homogênea, e a maior parte desse recurso ou não é própria para o consumo humano, por se tratar de água salgada marinha, ou se encontra solidificada nas geleiras.

    A distribuição de água potável pelo mundo também não acontece de forma igual, concentrando-se principalmente no continente americano (45%), seguido da Ásia (28%), Europa (15,5%) e África (9%).

    A escassez de água limpa e própria para o consumo no mundo é uma realidade em muitos países subdesenvolvidos e de clima árido e tem se tornado um problema crescente diante de questões como o desperdício, a poluição dos reservatórios naturais, as mudanças climáticas e o mau uso desse recurso.

    A falta de acesso a fontes de água potável é realidade em muitos países.

    Considerando isso, a preservação da água é uma realidade urgente. Preservar a água mediante a adoção de métodos sustentáveis de uso, além da efetivação de políticas de gestão e distribuição racional desse recurso, é medida urgente e indispensável para garantir a disponibilidade de água para aqueles privados desse recurso no presente, além de assegurar a sua existência para as gerações futuras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ciências

O que é Ciência?

                          O que é Ciência?     Ciência é um sistema que adquire conhecimento baseado em um método, conhecido como método cie...