Pesquisar este blog

segunda-feira, 25 de março de 2024

Camadas do Solo

Quantas são as camadas do solo?


    A resposta para essa pergunta vai depender bastante do contexto e dos objetivos a que se quer chegar.
    Com um caráter mais didático para um primeiro contato com o assunto poderíamos listar as camadas do solo em três tipos de destaque (A, B e C).



Formação e composição do solo

    O solo é formado, primeiramente, pela desagregação da rocha-mãe. Isto é, as rochas que compõem a crosta terrestre quebram-se em partículas menores, chamadas sedimentos, através da ação das intempéries (sol, chuva, vento, etc.).

    Esses sedimentos interagem também com elementos orgânicos, relacionados com os seres vivos existentes no meio, como folhas, frutos e animais em decomposição.

    Através da interação entre os sedimentos e a matéria orgânica, os solos passam a adquirir camadas com cores, texturas, composições químicas e fertilidade diferentes, formando diferentes tipos de solo.

    É o acúmulo dessas diferentes camadas que, ao longo de milhares de anos, formam-se os solos.

Quais são as camadas do solo?

Para a representação dos horizontes principais se atribuí letras maiúsculas, as quais podendo ser: O, H, A, E, B, C, F e R.

Principais Horizontes:
  •     Horizonte O: trata se de uma camada superficial composta por material orgânico com leve decomposição com condições de boa drenagem.
  •    Horizonte H: é caraterizado por camada superficial ou não superficial de resíduo orgânico pouco decomposto, mas sob condições de má drenagem.
  •      Horizonte A: camada mineral, que pode ser superficial ou estar abaixo de um horizonte O ou H. Região de atividade biológica relativamente intensa. Apresenta a parte superior do horizonte, geralmente, mais escura. Assim como, tem interação direta com o horizonte B dada a transferência de partículas do solo.
  •     Horizonte E: Pode ocorre abaixo do horizonte A ou O. Apresenta coloração mais clara e textura mais arenosa do que o horizonte A.
  •    Horizonte B: camada de comum destaque de coloração, bem consistente e estruturada. Pode estar abaixo de um horizonte A ou E. É um horizonte importante para a diagnose e classificação do solo. Sendo uma camada que sofreu intensos processo de formação. Apresenta pouco ou nenhuma composição da rocha mãe.
  •     Horizonte C: corresponde a um horizonte que pode estar abaixo do horizonte B ou A. Essa camada vai apresentar uma composição química, física e mineralógica muito similar a rocha mãe. É um horizonte que foi pouco influenciado por processo pedogênicos, com pouca atividade de microrganismo sendo comumente chamado de saprófito.
  •     Horizonte F: é uma camada mineral rica em óxidos de ferro e alumínio e pobre em matéria orgânica. Ocorre abaixo de horizontes como A, E ou B. Característico também por sua forte cimentação.
  •    Horizonte R: Camada que corresponde ao substrato rochoso inalterado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ciências

O que é Ciência?

                          O que é Ciência?     Ciência é um sistema que adquire conhecimento baseado em um método, conhecido como método cie...